SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Terapia familiar como um espaço de ressignificação das relaçõesA infidelidade no relacionamento amoroso: possibilidades no trabalho clínico com casais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

CAMPOS, Maria Teresa de Assis; DE TILIO, Rafael  e  CREMA, Izabella Lenza. Socialização, gênero e família: uma revisão integrativa da literatura científica. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp. 146-161. ISSN 1679-494X.

O objetivo desta revisão foi conhecer o que os principais estudos acadêmicos têm discutido acerca da relação entre sexualidade, gênero e família na atualidade. Foi realizado um levantamento nas bases SciELO, PePSIC e LILACS (2011 e 2016) combinando unitermos que se relacionavam com a temática, em seguida foi realizada uma exclusão por títulos e depois por resumos. Após esse processo os artigos que restaram foram lidos na íntegra e 28 permaneceram como amostra para esta revisão. Por meio dos estudos recuperados três categorias foram constituídas: Perfil das publicações; Sexualidade e Gênero: abordagem e aspectos importantes; Papel da família no exercício da sexualidade e no desenvolvimento da identidade de gênero dos filhos. Os estudos apontam importante influência familiar no desenvolvimento da sexualidade e da identidade de gênero dos filhos, além de ratificarem a persistência das relações de poder no âmbito familiar sustentada pela desigualdade na relação entre os gêneros.

Palavras-chave : Sexualidade; Identidade de gênero; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License