SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Socialização, gênero e família: uma revisão integrativa da literatura científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

SATTLER, Marli Kath; TAVARES, Ana Cristina Costa Nicola  y  SILVA, Isabela Machado da. A infidelidade no relacionamento amoroso: possibilidades no trabalho clínico com casais. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp. 162-175. ISSN 1679-494X.

Embora o que se entenda como infidelidade varie de acordo com o contexto sociocultural e o contrato estabelecido por cada casal, seu impacto na relação costuma ser significativo e desafiador. Neste artigo, serão abordadas possibilidades de intervenção junto a casais que buscam terapia em virtude da infidelidade conjugal. É importante considerar a infidelidade como um fenômeno complexo, relacionado a questões intrapsíquicas, relacionais, situacionais e socioculturais. O terapeuta deve abordar (a) o impacto inicial da descoberta da infidelidade; (b) a história da relação, de forma a contextualizar o acontecido; e (c) o seu futuro. Nesse processo, mostram-se úteis tanto sessões individuais como conjugais. O entendimento da infidelidade requer um olhar sistêmico, que consiga abranger a história do casal e da família, suas crenças e seus padrões relacionais. O terapeuta precisa ser capaz de criar um ambiente de compreensão mútua que possibilite as mudanças desejadas pelos cônjuges.

Palabras clave : Relações conjugais; Aconselhamento conjugal; Infidelidade; Adultério.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License