SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Adolescentes que cometeram ofensa sexual: análise documental em processos judiciais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

PATIAS, Naiana Dapieve; SCORTEGANHA, Emanuela Novaes  y  OLIVEIRA, Camila Rosa de. Fatores de risco e de proteção no uso do Facebook por adolescentes: uma revisão narrativa. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.2, pp. 3-14. ISSN 1679-494X.

O presente estudo teve como objetivo investigar os fatores de risco e de proteção no uso do Facebook por adolescentes. Para tanto, foi realizado um estudo teórico a partir de uma revisão narrativa da literatura científica nacional e internacional que analisou artigos completos revisados por pares, dissertações e teses publicados entre os anos de 2006 a 2016. A análise dos artigos, das dissertações e das teses teve como foco duas categorias definidas à priori a partir da literatura a fim de responder aos objetivos propostos: (a) Fatores de risco no uso do Facebook e (b) Fatores de proteção no uso do Facebook. No geral, os resultados indicaram a multiplicidade de formas de uso do Facebook por adolescentes, sendo considerada tanto como risco quanto como proteção. O Facebook parece facilitar processos desenvolvimentais de risco, como o uso de substâncias, exposição do privado e práticas de violência. Por outro lado, pode ser um facilitador nos processos de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo e emocional. Os adultos devem supervisionar o uso da rede virtual pelos adolescentes para que esta possa ser utilizada de forma a minimizar os riscos.

Palabras clave : Adolescente; Facebook; Risco; Proteção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License