SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Fatores de risco e de proteção no uso do Facebook por adolescentes: uma revisão narrativaGerenciamento da renda familiar por jovens casais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

DOMINGUES, Daniela Fontoura  y  COSTA, Liana Fortunato. Adolescentes que cometeram ofensa sexual: análise documental em processos judiciais. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.2, pp. 15-27. ISSN 1679-494X.

A ofensa/abuso sexual cometido por adolescentes é um fenômeno multideterminado e heterogêneo. Para compreender os episódios é importante conhecer as semelhanças e as diferenças entre subgrupos de ofensores. Este estudo busca descrever características de adolescentes autores de ofensa sexual, de suas vítimas e o contexto em que os episódios ocorreram com o intuito de identificar fatores comuns e elencar temas para intervenção. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental de 15 processos judiciais, em uma região do Brasil. A análise foi feita com base em um protocolo. Os achados revelam que as ofensas ocorreram no contexto intrafamiliar, extrafamiliar e institucional, cujas vítimas eram, em sua maioria, do sexo feminino. As ofensas contra crianças foram praticadas por adolescentes conhecidos das vítimas, ao contrário dos abusos cometidos contra indivíduos com 18 anos de idade ou mais. O estudo revela a necessidade de intervenções individualizadas e de medidas preventivas.

Palabras clave : Abuso sexual; Adolescente; Intervenção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License