SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Adolescentes que cometeram ofensa sexual: análise documental em processos judiciaisReflexões teóricas sobre maternidade e adoção no contexto da monoparentalidade feminina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

REIS, Aline Henriques et al. Gerenciamento da renda familiar por jovens casais. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.2, pp. 28-44. ISSN 1679-494X.

Objetivo: avaliar o gerenciamento da renda de casais heterossexuais, de classe média, com renda individual, identificando aspectos positivos e negativos e se o gerenciamento é distinto entre casais cuja maior renda é da esposa ou do marido. Participantes: oito casais com idade entre 25 a 35 anos. Instrumentos: entrevista aberta, verificando a administração financeira individual e familiar, como são tomadas decisões financeiras, conhecimento de ambos sobre a renda e gastos do parceiro. Procedimentos: Entrevista individual com cada cônjuge. Resultados: Realizou-se análise de conteúdo qualitativa e quantitativa por meio de categorias de respostas. Em três casais o homem gerencia a renda, três deles compartilham entradas e despesas financeiras e dois dividem as despesas. As mulheres foram mais propensas a cometer infidelidade financeira. A satisfação financeira relacionou-se à consulta ao cônjuge em relação aos investimentos e aquisição de bens e a insatisfação aos gastos sem planejamento.

Palavras-chave : Relações conjugais; Casamento; Finanças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License