SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Gerenciamento da renda familiar por jovens casaisHomoparentalidade no contexto da adoção e das práticas parentais: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

LEAO, Flávia Elso et al. Reflexões teóricas sobre maternidade e adoção no contexto da monoparentalidade feminina. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.2, pp. 45-59. ISSN 1679-494X.

As diversas conquistas das mulheres no decorrer da história e os avanços das leis sobre a adoção possibilitaram que uma mulher, sem a presença de um cônjuge, conquistasse o direito de adotar uma criança, surgindo um novo arranjo familiar. Essa revisão assistemática de literatura objetivou discutir a monoparentalidade feminina constituída através da adoção. A partir dos estudos nacionais e internacionais encontrados, os resultados apontam que as mães solteiras por escolha têm aproximadamente 30 anos, possuem elevada escolaridade e estabilidade no mercado de trabalho, e não apresentam dificuldades em trabalhar e cuidar do filho adotivo. As mães são vistas como “atípicas” e enfrentam problemas morais que envolvem o exercício da parentalidade sem um cônjuge. A ausência do cônjuge leva a uma maior proximidade com a mãe segundo os filhos. Finalmente, o apoio social, especialmente da família extensa, é esperado e necessário. Reflexões sobre a singularidade desse arranjo familiar são propostas.

Palavras-chave : Monoparentalidade; Mãe solteira por escolha; Adoção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License