SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Reflexões teóricas sobre maternidade e adoção no contexto da monoparentalidade femininaCasais inférteis e a busca pela parentalidade biológica: uma compreensão das experiências envolvidas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SILVA, Joelson Alves da; SOUSA, Aline Maria Barbosa Domício  e  FERNANDES-ELOI, Juliana. Homoparentalidade no contexto da adoção e das práticas parentais: uma revisão sistemática. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.2, pp. 60-75. ISSN 1679-494X.

Este artigo realiza uma revisão sistemática com objetivo de identificar e discutir preconceitos relativos ao contexto da adoção e das práticas na homoparentalidade no cenário nacional, utilizando como pressuposto metodológico a técnica quanti-qualitativa. Teve foco artigos publicados nas bases de dados SciELO e PePSIC no período de 2006-2015, através da combinação de descritores e utilização de critérios de inclusão e exclusão. Foram selecionados 19 artigos que compuseram o corpus de análise dessa revisão. Os achados revelam que o ano de 2015 teve uma ampliação nos estudos empíricos sobre a homoparentalidade, porém com poucos achados sobre adoção homoparental. Diante dos dados, se considera que as publicações são escassas, apontando a necessidade de mais fomento a pesquisas científicas, além de discussões acerca da temática.

Palavras-chave : Família; Homoparentalidade; Adoção; Preconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License