SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Homoparentalidade no contexto da adoção e das práticas parentais: uma revisão sistemáticaPerspectivas futuras sobre os relacionamentos amorosos de mulheres de duas diferentes gerações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

SOUZA, Ângela Machado de; CENCI, Cláudia Mara Bosseto; LUZ, Susana Konig  y  PATIAS, Naiana Dapieve. Casais inférteis e a busca pela parentalidade biológica: uma compreensão das experiências envolvidas. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.2, pp. 76-88. ISSN 1679-494X.

O diagnóstico da infertilidade atinge atualmente cerca de 20% da população em idade reprodutiva. É, principalmente, a partir desse diagnóstico que os casais buscam alternativas que visem à realização do desejo de serem pais biológicos. Este trabalho investigou as vivências envolvidas no diagnóstico de infertilidade. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas com três casais que buscaram o serviço de reprodução assistida em uma clínica de reprodução humana do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram submetidos a análise de conteúdo. Os resultados revelam vivencias similares em relação as dificuldades relacionadas, principalmente, a pressão social ainda presente na vida de casais para exercer a parentalidade biológica. Além disso, indicam as dificuldades relacionadas aos procedimentos de reprodução assistida bem como a conjugalidade.

Palabras clave : Infertilidade; Tecnologia reprodutiva; Relações conjugais; Sexualidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License