SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Casais inférteis e a busca pela parentalidade biológica: uma compreensão das experiências envolvidasCoparentalidade em famílias pós-divórcio: uma ação desenvolvida em um núcleo de práticas judiciárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

GALVAO, Jussara Abilio; ALENCAR, Heloisa Moulin de  e  ALVES, Ariadne Dettmann. Perspectivas futuras sobre os relacionamentos amorosos de mulheres de duas diferentes gerações. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.2, pp. 89-104. ISSN 1679-494X.

Investigou-se as perspectivas de mulheres sobre o futuro das relações amorosas em geral. Participaram da pesquisa 15 mulheres entrevistadas por Alencar (1993) e 15 mulheres entrevistadas atualmente, entre 20 e 30 anos, casadas, sem filhos e da classe média. Foi perguntado como elas imaginavam o futuro dos relacionamentos amorosos em geral. Priorizou-se a análise qualitativa dos dados (Delval, 2002). Os principais resultados indicaram que haverá uma diversidade de formas de relacionamento amoroso como a coabitação, o casamento formal e as uniões homossexuais. Também existirá a fragilidade dos vínculos, assinalando o lugar problemático do outro. As mulheres entrevistadas no passado enfatizaram que haverá mais liberdade e uma tendência para a igualdade entre os sexos e as entrevistadas atualmente sublinharam a persistência no casamento e a inexistência do casamento formal. Este estudo contribui para as pesquisas e fornece subsídios teóricos para a elaboração de projetos sobre a temática em questão.

Palavras-chave : Jovens mulheres; Relacionamento amoroso; Casamento; Amor; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License