SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Coparentalidade em famílias pós-divórcio: uma ação desenvolvida em um núcleo de práticas judiciáriasInfluência do segredo na dinâmica familiar: contribuições da teoria sistêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

LIBIO, Larissa  e  ZACHARIAS, Dulce Grasel. Voltando pra casa: a experiência do acolhimento institucional e os impactos na família. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.2, pp. 118-133. ISSN 1679-494X.

A família é reconhecida socialmente como sinônimo de cuidado e pertencimento. Na impossibilidade de assegurar tal cuidado, cabe ao Estado garanti-lo através de medidas de proteção, como o acolhimento institucional. Trata-se de uma medida excepcional e provisória que visa a reinserção familiar frente a mudanças no contexto. Neste estudo qualitativo foram entrevistadas cinco famílias com histórico de acolhimento institucional. Buscou-se compreender os significados atribuídos por elas acerca desta experiência e os impactos do retorno gerados neste sistema. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados apontam que a experiência do acolhimento institucional foi retratada pelas famílias como positiva e como possibilidade de superação. A reinserção familiar da criança foi percebida por mudanças no sistema, principalmente, nos relacionamentos entre os membros e com o filho reintegrado. Assim, o retorno da criança ao lar foi caracterizado como uma nova oportunidade para a família desempenhar seus papéis.

Palavras-chave : Reinserção familiar; Acolhimento institucional; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License