SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Voltando pra casa: a experiência do acolhimento institucional e os impactos na famíliaInterações familiares e deficiência intelectual: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

CAVALHIERI, Klaus E.; SILVA, Isabela Machado da; BARRETO, Monica  y  CREPALDI, Maria Aparecida. Influência do segredo na dinâmica familiar: contribuições da teoria sistêmica. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.2, pp. 134-148. ISSN 1679-494X.

Este estudo de caso teve como objetivo ilustrar e compreender a dinâmica de uma família em situação de vulnerabilidade social, considerando os segredos familiares que a permeavam. Relatou-se e discutiu-se um processo de terapia familiar do qual participaram uma senhora, seus dois netos e três bisnetos, atendidos no serviço-escola de uma universidade brasileira. Destacou-se a presença de segredos mantidos com o objetivo de proteção mútua, bem como a aprendizagem de padrões de omissão de informação pelas crianças. Entre as repercussões do segredo, identificaram-se comportamentos sintomáticos que podem ser compreendidos como uma forma de lidar com a ansiedade gerada por esses segredos e uma sensação de insegurança nos relacionamentos. Os segredos mantidos por essa família, que vivia uma situação de vulnerabilidade social, mostraram-se como fatores de risco adicionais a todas as dificuldades já enfrentadas. Os segredos minavam e obscureciam seus recursos familiares, impedindo que contassem com o apoio uns dos outros.

Palabras clave : Segredos familiares; Terapia familiar; Relações familiares; Avós; Problemas sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License