SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Influência do segredo na dinâmica familiar: contribuições da teoria sistêmicaRede social significativa de usuários de um CAPSad: perspectivas para o cuidado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BRANCO, Ana Paula Silva Cantarelli  e  CIANTELLI, Ana Paula Camilo. Interações familiares e deficiência intelectual: uma revisão de literatura. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.2, pp. 149-166. ISSN 1679-494X.

Este estudo objetivou analisar as publicações nacionais dos últimos dezesseis anos sobre interações familiares e as intervenções da equipe de saúde às crianças com deficiência intelectual e sua família. Utilizou-se a base de dados SciELO Brasil - Scientific Electronic Library Online, com combinações dos descritores (família and deficiência and mental and intelectual and criança): 66 artigos foram recuperados e lidos na íntegra, sendo 17 selecionados para o estudo. Para análise, dividiram-se os artigos em: a) fatores intrafamiliares; b) fatores extrafamiliares: múltiplas intervenções da equipe de saúde para lidar com a família e com a criança com deficiência. As pesquisas revelam que não só a mãe, mas outros membros, como o pai, contribuíram para o desenvolvimento da criança. Considerou-se a importância das intervenções junto a vários membros da família. Denotou-se importância na efetivação de políticas públicas de saúde e de capacitação profissional, para se construírem práticas adequadas com essa parcela da população.

Palavras-chave : Criança; Deficiência; Deficiência mental; Deficiência intelectual; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License