SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Interações familiares e deficiência intelectual: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BORGES, Claudia Daiana  e  SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Rede social significativa de usuários de um CAPSad: perspectivas para o cuidado. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.2, pp. 167-181. ISSN 1679-494X.

Os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) são destinados ao cuidado de usuários com problemas relacionados ao uso álcool e outras drogas. O trabalho desenvolvido pressupõe a participação das redes sociais do usuário. Diante disso, este estudo teve como objetivo caracterizar a estrutura, os vínculos e funções das redes sociais significativas de usuários de um CAPSad do sul do país que têm problemas relacionados ao uso do álcool. Participaram do estudo oito usuários. Para coleta de dados foi utilizado entrevista semiestruturada e a construção do mapa de rede. Os resultados demonstraram que as redes sociais significativas dos usuários eram constituídas predominantemente por familiares, profissionais e colegas do CAPSad. As principais funções desempenhadas pelos membros da rede foi o apoio emocional, guia cognitivo e conselhos e companhia social. Ressalta-se a importância do fortalecimento da rede social significativa dos usuários para que o processo do cuidado seja potencializado.

Palavras-chave : Rede social significativa; Álcool; Usuários; CAPSad.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License