SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A construção da responsabilidade relacional em terapia familiarConjugalidade e gestão do orçamento doméstico: um estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

KLEIN, Ana Carina Motta  e  HINTZ, Helena Centeno. A traição que caiu na rede: sofrimento alheio?. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.1, pp. 18-28. ISSN 1679-494X.

Partindo da observação de que discussões sobre o tema da traição em tempos de redes sociais tem ganhado visibilidade no facebook, propõe-se aqui uma análise exploratória do tema a partir de uma postagem do Caso Sorocaba. Busca-se atingir os seguintes objetivos: 1) Investigar a traição na rede como um fenômeno da subjetividade contemporânea; 2) Compreender a linguagem da traição: do sofrimento ao ato e 3) Analisar a infidelidade deflagrada a partir do advento das redes sociais para a vida em sociedade. Os resultados desse artigo apontam para o mal estar do sujeito contemporâneo, descritos pelo seus excessos, explosões e desamparo. Portanto, observou-se um cenário de necessidades e de aprendizagens para os relacionamentos amorosos na contemporaneidade.

Palavras-chave : Traição; Facebook; Mal estar contemporâneo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License