SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The betrayal that fell on the net: suffering from others?Family as a promoter of the development of children with delays author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

GONCALVES, Angélica Lopes; CARAMASCHI, Sandro  and  FEIJO, Marianne Ramos. Conjugalidade e gestão do orçamento doméstico: um estudo qualitativo. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.1, pp. 29-43. ISSN 1679-494X.

Este artigo é um relato de pesquisa qualitativa de mestrado, cujo objetivo é descrever como casais não clínicos percebem as dificuldades e as divergências ao lidar com o orçamento doméstico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis casais, com e sem filhos, com até cinco anos de casamento. Os resultados mostraram que as divergências estão relacionadas aos custos dos produtos e ao grau de autonomia de cada cônjuge nas decisões de compras. Questões culturais como gênero e o consumismo influenciam o modo de lidar com o dinheiro, além da repetição intergeracional de comportamentos e de padrões de interação familiar. O conhecimento sobre tais dinâmicas contribui para a compreensão por parte de psicólogos e de terapeutas de casais da dimensão financeira no casamento, bem como para a estruturação de futuras práticas terapêuticas, educativas e preventivas em situações de conflitos conjugais.

Keywords : Conjugalidade; Orçamento doméstico; Gênero; Intergeracionalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License