SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Conjugality and management of the household budget: a qualitative studyCase study of ambiguous loss front of a missing teenager son author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

CORREA, Wesley; MINETTO, Maria de Fatima  and  CREPALDI, Maria Aparecida. Família como promotora do desenvolvimento de crianças que apresentam atrasos. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.1, pp. 44-58. ISSN 1679-494X.

Este estudo faz uma revisão teórica para compreender a família como um ambiente promotor do desenvolvimento humano. A família corresponde ao principal contexto de inter-relações da criança. A qualidade do ambiente familiar e das relações neste contexto conduz a evolução do desenvolvimento infantil. O bebê, ao chegar ao ambiente familiar, exige mudanças estruturais, e, quando esta criança apresenta atrasos em seu desenvolvimento, o modo como a família enfrenta esta realidade pode propiciar risco à vida da criança. Programas de Intervenção Precoce buscam entender o desenvolvimento infantil a partir de uma visão multidimensional, ou seja, mudar o foco somente na criança e no seu déficit, passando a considerar: família, comunidade e trabalho em equipe interdisciplinar.

Keywords : Família; Ambiente familiar; Intervenção precoce; Atrasos no desenvolvimento; Desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License