SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Família como promotora do desenvolvimento de crianças que apresentam atrasosEstilos parentais e suicídio na adolescência: uma reflexão acerca dos fatores de proteção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BRITO, Cristiane Camargo de Oliveira; SANTOS, Marcella Oliveira; BRITO, Marcus Vinicius Camargo de  e  COELHO, Maria Renata Machado. Relato de experiência da perda ambígua diante de um filho adolescente desaparecido. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.1, pp. 59-74. ISSN 1679-494X.

A Teoria da Perda Ambígua (P.A) coloca que tal perda é uma das mais inquietantes, estressante e traumatizante diante das demais, não há confirmação, fechamento ou rituais de apoio e, portanto, não há uma resolução verdadeira. Este estudo objetivou verificar características da perda ambígua (de primeiro tipo) vivido por uma mãe de um adolescente desaparecido, caracterizada pela ausência física, mas sem comprovação de morte, e com uma presença psíquica permanente. Também investigou interligações das falas da genitora com resultados do Inventário de Percepção de Suporte Familiar. Foi possível identificar baixo nível quanto ao suporte familiar em todos os fatores (afetivo-consistente, autonomia e adaptação familiar), bem como diversos fatores desta perda ambígua, concentrando-se em questões como a esperança e desesperança, presença e ausência, sendo estes, fatores essenciais para novos focos de intervenções transformadoras.

Palavras-chave : Perda ambígua; Desaparecimento; Adolescente; Família; Luto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License