SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Relato de experiência da perda ambígua diante de um filho adolescente desaparecidoConquistas e fracassos: os pais como base segura para a experiência emocional na adolescência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

MAGNANI, Rafaela Mazoroski  y  STAUDT, Ana Cristina Pontello. Estilos parentais e suicídio na adolescência: uma reflexão acerca dos fatores de proteção. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.1, pp. 75-86. ISSN 1679-494X.

A Organização Mundial da Saúde alerta para o crescente número de jovens que se suicidam - segunda causa de óbitos em indivíduos entre 15 e 29 anos em 2012. Considerando o período da adolescência e as transformações da fase torna-se imprescindível pensar em estratégias de enfrentamento ao suicídio. Diante disso, buscou-se compreender os estilos parentais e de que modo as relações entre pais e filhos são estabelecidas, afim de prevenir este fenômeno. Foi realizada revisão narrativa, com material coletado em banco de dados eletrônicos. Como resultado se observou respostas positivas no desenvolvimento dos filhos cujos pais possuíam estilos parentais com níveis de exigência e responsividade, ao passo que pais com estilos parentais negligentes favorecem, nos filhos, comportamentos dependentes e baixa autoestima, facilitando o surgimento de sintomas e comportamento suicida. Sugere-se realizar maiores pesquisas com esse tema com enfoque no desenvolvimento de competências parentais para propiciar níveis de saúde nos adolescentes.

Palabras clave : Estilos parentais; Suicídio; Adolescência; Fatores de proteção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License