SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Estilos parentais e suicídio na adolescência: uma reflexão acerca dos fatores de proteçãoPais encarcerados: a percepção de mães e crianças sobre a relação pais-filhos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

FARIA, Ana Paula Simeão  y  PONCIANO, Edna Lucia Tinoco. Conquistas e fracassos: os pais como base segura para a experiência emocional na adolescência. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.1, pp. 87-103. ISSN 1679-494X.

Na adolescência, a relação pais e filhos(as) sofre mudanças, de acordo com as transformações e o desenvolvimento do(a) adolescente. O(a) adolescente tende a se afastar dos pais para desenvolver sua individualidade e, no entanto, é importante que o vínculo entre pais e filhos(as) tenha continuidade. Nosso objetivo é investigar e discutir a relevância do apoio parental nas experiências emocionais de conquistas e de fracassos durante a adolescência. Participam deste estudo seis rapazes e seis moças, entre 15 e 19 anos de idade, entrevistados seguindo um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram transcritas e adotamos a Análise de Conteúdo. Nossa principal conclusão é a de que os(as) adolescentes consideram importante o suporte parental, como uma base segura, para a regulação das experiências emocionais negativas e como reforçadores nas experiências emocionais positivas. Este suporte configura um ambiente familiar facilitador para o processo do desenvolvimento emocional.

Palabras clave : Relação pais e filhos; Adolescência; Desenvolvimento emocional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License