SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Conquistas e fracassos: os pais como base segura para a experiência emocional na adolescênciaO processo de adoção estrangeira e inter-racial: uma análise sobre a formação vincular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

LEDEL, Kellen Vasconcellos; RAZERA, Josiane; HAACK, Karla Rafaela  e  FALCKE, Denise. Pais encarcerados: a percepção de mães e crianças sobre a relação pais-filhos. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.1, pp. 104-117. ISSN 1679-494X.

Objetivou-se compreender como crianças e suas mães avaliam o aprisionamento paterno e suas repercussões na dinâmica familiar e no desenvolvimento infantil. Participaram três crianças, com faixa etária entre sete e nove anos, sendo duas delas irmãs e as duas mães. Utilizou-se como instrumento uma entrevista semiestruturada e a hora do jogo diagnóstica. A análise foi baseada em estudo de casos múltiplos. Os resultados indicaram que o aprisionamento da figura paterna produz grande impacto na relação entre pais e filhos, seja pelo distanciamento físico, pela carência emocional e até mesmo por questões financeiras. Além disso, o tratamento destinado às mães e às crianças nos presídios, assim como os procedimentos de revista a que são submetidas, merecem atenção dos profissionais da saúde.

Palavras-chave : Relações pai-criança; Relações mãe-criança; Disciplina na prisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License