SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Pais encarcerados: a percepção de mães e crianças sobre a relação pais-filhosPercepção parental acerca do filho adotado: uma análise psicoeducacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

PASSOS, Danielly; CAVALLARI, Marcela  e  GOMES, Isabel Cristina. O processo de adoção estrangeira e inter-racial: uma análise sobre a formação vincular. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.1, pp. 118-130. ISSN 1679-494X.

Esse artigo visa discutir as questões de vinculação no processo de adoção estrangeira inter-racial segundo um estudo reflexivo teórico; tomando por base a análise documental de uma notícia veiculada na mídia brasileira a respeito de uma adoção nessa modalidade por um casal de atores. A adoção inter-racial continua necessitando de investigações com o intuito de desmitificar preconceitos e transpor barreiras entre as diferentes etnias, além de possibilitar um lugar de reconhecimento para a família multirracial. A psicanálise vincular mostrou-se de grande contribuição, sobretudo por propor um novo entendimento dos processos interpsíquicos envolvendo sujeito e família, bem como a formação de vínculos entre eles. Conclui-se, nesse caso ilustrativo, apesar das diferenças étnico-culturais, há uma possibilidade de remalhagem dos laços vinculares, uma vez que é outorgado à criança adotada um lugar no desejo daqueles que a adotam. Assim, o pertencimento é construído sobre a primazia afetiva e respeitando a alteridade.

Palavras-chave : Adoção inter-racial; Família; Vínculo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License