SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The process of foreign and interracial adoption: an analysis of linking formationDifferentiation of self: integrative review of international empirical articles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

FONSECA, Patrícia Nunes da et al. Percepção parental acerca do filho adotado: uma análise psicoeducacional. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.1, pp. 131-145. ISSN 1679-494X.

Este estudo objetivou analisar as percepções dos pais acerca do filho adotado. Participaram 20 pais adotivos da cidade de João Pessoa (PB), sendo a maioria do sexo feminino (65%) e casados (85%). Para coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Empregou-se o SPSS (versão 21) para realizar as estatísticas descritivas e o software IRAMUTEQ (versão 0.7 alpha 2) para processar o conteúdo das entrevistas. Os resultados revelaram que os filhos adotados apresentam bom relacionamento com colegas, professores e familiares, demonstram sentimentos positivos para com os membros da nova família e exibem um desempenho escolar compatível com sua idade. Conclui-se que deve haver uma maior divulgação midiática das experiências positivas da adoção, especialmente a partir do relato dos pais, para que se construam novas representações sobre a criança adotada.

Keywords : Percepção parental; Desenvolvimento; Filho adotivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License