SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Parental perception about the adotive son: a psychoeducational analysisPsychological intervention and conjugal violence at a women's police station author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

FIORINI, Milena Carolina; MULLER, Fernanda Graudenz  and  BOLZE, Simone Dill Azeredo. Diferenciação do self: revisão integrativa de artigos empíricos internacionais. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.1, pp. 146-162. ISSN 1679-494X.

A diferenciação do self refere-se à capacidade para adquirir equilíbrio entre funcionamento emocional, intelectual, intimidade e autonomia nas relações. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar as variáveis associadas ao processo de diferenciação do self em pesquisas empíricas internacionais, publicadas nos últimos cinco anos. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, a partir da busca na base de dados Wef of Science, que resultou em 22 artigos científicos. As publicações foram analisadas em relação ao ano, ao método, à amostra e ao país onde foram produzidas. Efetuou-se, ainda, uma categorização temática, com base na similaridade dos conteúdos abordados pelas pesquisas. Os resultados indicaram associações positivas da diferenciação do self com variáveis ligadas ao bem-estar psicológico e à capacidade de relacionamento interpessoal, e negativas com fenômenos que apresentam relação com sofrimento psicológico e transtornos mentais. Esses achados reforçam a importância da diferenciação do self em intervenções psicoterapêuticas individuais, conjugais e familiares.

Keywords : Teoria dos sistemas familiares; Diferenciação do self; Revisão de literatura; Constituição do self.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License