SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Atuação da psicologia no âmbito da violência conjugal em uma delegacia de atendimento à mulher índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

BRITO, Carolina Oliveira de; NASCIMENTO, Célia Regina Rangel  y  ROSA, Edinete Maria. Conselho tutelar: rede de apoio socioafetiva para famílias em situação de risco?. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.1, pp. 179-192. ISSN 1679-494X.

Buscou-se identificar as interações estabelecidas entre profissionais do Conselho Tutelar e famílias de crianças e adolescentes acompanhadas por este serviço, verificando se este órgão atua enquanto rede de apoio social e afetiva para estas famílias. Foram realizadas seis entrevistas com conselheiros (as) e seis com familiares de crianças e adolescentes atendidas por este serviço. Os (as) conselheiros (as) apresentaram bons conhecimentos sobre o Sistema de Garantia de Direitos, embora atribuam exclusivamente às famílias as causas da situação que motivou a busca ao serviço, desconsiderando o papel do Estado e da sociedade na garantia dos direitos. Percebeu-se um afastamento afetivo entre os profissionais e usuários do Conselho Tutelar, o que prejudicou o reconhecimento deste órgão enquanto rede de apoio para as famílias. Corroborou-se a centralidade dos processos proximais enquanto promotor do desenvolvimento humano, já que mudanças nestes processos produziram mudanças em outros aspectos da vida da pessoa.

Palabras clave : Conselho tutelar; Família; Rede de apoio; Teoria bioecológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License