SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Possíveis aplicações da técnica de role-play no atendimento a famílias adotantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ZINI, Laura Astrada de Souza; FRIZZO, Giana Bitencourt  e  LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro. Depressão materna e ajustamento conjugal de mães jovens e sua relação com a sintomatologia psicofuncional do bebê. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 03-19. ISSN 1679-494X.

Este estudo investigou a depressão materna e a percepção de ajustamento conjugal de mães jovens, para compreender a sua repercussão sobre a sintomatologia psicofuncional do bebê. Trata-se de estudo de casos contrastantes, transversal, no qual foram entrevistadas duas mães (20 a 21 anos) porto-alegrenses, cujos bebês tinham 8 e 11 meses. Foram aplicados também o R-DAS, a EPDS e o Symptom Check List, para avaliar, respectivamente, ajustamento conjugal, depressão materna e sintomas psicofuncionais do bebê. Os dados foram integrados na análise dos casos. Os resultados apontam que a percepção de ajustamento conjugal ruim e a presença de depressão materna podem repercutir sobre a sintomatologia psicofuncional do bebê, por meio de um processo de spillover, isto é, transbordamento dos desajustes conjugais sobre a relação parental. Esses achados são relevantes para a prática clínica, na busca de intervenções psicológicas que promovam a saúde mental de casais e bebês.

Palavras-chave : Relacionamento conjugal; Ajustamento conjugal; Depressão materna; Parentalidade; Bebê; Sintomas psicofuncionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License