SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Depressão materna e ajustamento conjugal de mães jovens e sua relação com a sintomatologia psicofuncional do bebêA família de crianças transexuais: o que a literatura científica tem a dizer? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

FIUZA, William Macedo  e  LHULLIER, Cristina. Possíveis aplicações da técnica de role-play no atendimento a famílias adotantes. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 20-36. ISSN 1679-494X.

Famílias adotantes estão em evidência nos contextos midiático e científico, havendo necessidade de atenção da psicologia para estes sujeitos. A terapia cognitivo-comportamental pode ser aplicada em diferentes situações, sendo uma abordagem de intervenção possível nas demandas dessas famílias. Utiliza-se de um conjunto de técnicas de intervenção diversificado, entre elas, a técnica de role-play, que consiste na dramatização de situações do cotidiano com fins terapêuticos. O objetivo deste estudo foi descrever as possíveis aplicações da técnica de role-play no atendimento a famílias adotantes. Optou-se por uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva de caráter bibliográfico. Os dados coletados foram registrados em fichas de catalogação e analisados por meio da síntese integradora. Constatou-se a possibilidade do uso da técnica de role-play em diferentes momentos do processo de adoção, auxiliando na construção e aprendizagem de estratégias adaptativas no enfrentamento das demandas de pais, filhos e profissionais. Sugerem-se novos estudos, explorando possibilidades dessa técnica.

Palavras-chave : Famílias adotantes; Técnica de role-play.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License