SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Possíveis aplicações da técnica de role-play no atendimento a famílias adotantesConflito trabalho-família: um estudo de casos múltiplos com mulheres trabalhadoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ZERBINATI, João Paulo  e  BRUNS, Maria Alves de Toledo. A família de crianças transexuais: o que a literatura científica tem a dizer?. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 37-51. ISSN 1679-494X.

A transexualidade é uma temática contemporânea que instiga diálogos multidisciplinares a fim de compreender e promover cuidado em nível educacional e de saúde à população em trânsito de gênero e sexo. Os sujeitos transexuais são caracterizados como uma população de risco ao desenvolvimento de psicopatologias, não por sua condição de identidade de gênero, mas pela influência de fatores interpessoais e sociais como estresse, ambiente hostil e negligência familiar. A família merece atenção por ser considerada uma instituição que pode garantir importantes funções protetoras ao desenvolvimento físico e psicológico das crianças que não se identificam ou pouco se identificam com o gênero lhes atribuído no nascimento. Este artigo pretende apresentar, por meio de uma revisão integrativa da literatura internacional, o perfil das pesquisas acerca das famílias de crianças transexuais. A família, enquanto uma instituição de zelo e cuidado deve proteger e preparar a criança transexual para enfrentar os riscos e pré-conceitos de uma sociedade majoritariamente binária.

Palavras-chave : Família; Transexualidade; Revisão integrativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License