SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The transsexual children’s family: what is the scientific literature has to say about it?Emotional indicators of Mothers of babies facing developmental risks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

VILELA, Nágila Giovanna Silva  and  LOURENCO, Mariane Lemos. Conflito trabalho-família: um estudo de casos múltiplos com mulheres trabalhadoras. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 52-69. ISSN 1679-494X.

O objetivo deste artigo é analisar as fontes de conflito trabalho-família vivenciado por mulheres trabalhadoras do setor industrial, de acordo com as dimensões tempo, tensão e comportamento propostas por Greenhaus e Beutell (1985), aspectos que se relacionam às dinâmicas familiares. A pesquisa é qualitativa e descritiva e os dados foram obtidos por meio de entrevistas com quinze mulheres trabalhadores de três indústrias brasileiras. A análise se deu por meio da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a principal fonte de conflito trabalho-família é o tempo (longas jornadas de trabalho, horas extras e filhos), seguida pela tensão (lidar com pessoas, grandes demandas de atividades, falta de organização dessas demandas por parte das chefias e sobrecarga) e comportamento (não pareceu ser fonte de conflito trabalho-família, já que a maior parte das mulheres consegue adequar seus comportamentos aos diferentes papéis que lhes são impostos). Ao final, são apresentadas as sugestões para futuras pesquisas.

Keywords : Trabalho; Família; Mulher trabalhadora; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License