SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A família de crianças transexuais: o que a literatura científica tem a dizer?Indicadores emocionais de mães de bebês com risco para o desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

VILELA, Nágila Giovanna Silva  e  LOURENCO, Mariane Lemos. Conflito trabalho-família: um estudo de casos múltiplos com mulheres trabalhadoras. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 52-69. ISSN 1679-494X.

O objetivo deste artigo é analisar as fontes de conflito trabalho-família vivenciado por mulheres trabalhadoras do setor industrial, de acordo com as dimensões tempo, tensão e comportamento propostas por Greenhaus e Beutell (1985), aspectos que se relacionam às dinâmicas familiares. A pesquisa é qualitativa e descritiva e os dados foram obtidos por meio de entrevistas com quinze mulheres trabalhadores de três indústrias brasileiras. A análise se deu por meio da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a principal fonte de conflito trabalho-família é o tempo (longas jornadas de trabalho, horas extras e filhos), seguida pela tensão (lidar com pessoas, grandes demandas de atividades, falta de organização dessas demandas por parte das chefias e sobrecarga) e comportamento (não pareceu ser fonte de conflito trabalho-família, já que a maior parte das mulheres consegue adequar seus comportamentos aos diferentes papéis que lhes são impostos). Ao final, são apresentadas as sugestões para futuras pesquisas.

Palavras-chave : Trabalho; Família; Mulher trabalhadora; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License