SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Conflito trabalho-família: um estudo de casos múltiplos com mulheres trabalhadorasTempo de convivência entre pais e filhos: reflexões sobre a parentalidade residencial compartilhada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ALVES, Gilda Maria Albaricci Nex; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim  e  CARDOSO, Hugo Ferrari. Indicadores emocionais de mães de bebês com risco para o desenvolvimento. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 70-87. ISSN 1679-494X.

Este estudo analisou os indicadores de estresse parental, ansiedade e depressão de mães de bebês que apresentavam condição de risco ao desenvolvimento e relacionou-os a variáveis maternas e do bebê. Foram aplicados em 53 mães de bebês de até 24 meses os instrumentos: Índice de Stress Parental (PSI-4), Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e Escala Baptista de Depressão (EBADEP-A). Os resultados apontaram, no PSI, estresse em Angústia Parental em 26% das participantes. No IDATE, 40% apresentaram Ansiedade Traço e, 18% delas apresentaram indicadores de depressão. Identificou-se correlações positivas e significativas entre os indicadores emocionais avaliados com variáveis maternas e do bebê. Os achados evidenciaram a necessidade de identificar os componentes emocionais das mães de bebês que apresentavam condição de risco ao desenvolvimento para disponibilizar atendimento especializado, com ganhos para os bebês, para elas e para as suas famílias.

Palavras-chave : Indicadores emocionais; Estresse; Ansiedade; Depressão; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License