SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Tempo de convivência entre pais e filhos: reflexões sobre a parentalidade residencial compartilhadaImpacto do diagnóstico nas famílias de pessoas com Síndrome de Down: revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

GRIZAFIS, Andrei Nunes  e  BAUMKARTEN, Silvana Terezinha. Luto em Santa Maria: estudo da tragédia sob um olhar sistêmico. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 105-120. ISSN 1679-494X.

O resultado do trabalho de luto da perda de um filho depende muito de como a família está encarando essa perda e de qual o ciclo de vida pelo qual o sistema familiar está passando. A presente pesquisa aborda alguns aspectos teóricos importantes relacionados às observações feitas em dois dias de acompanhamento das atividades da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), no município de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul, nos dias 11 e 12 de abril de 2017, bem como procede à análise de conteúdo de seis entrevistas realizadas com mães e pai de vítimas. O trabalho realizado pela AVTSM é de fundamental importância aos pais e às mães que participam, pois, além de proporcionar atividades psicossociais para os membros e fortalece o vínculo coletivo entre eles. Além disso, tais atividades têm caráter terapêutico e incentivam os envolvidos a melhorar e a resgatar a vontade de viver e de se adaptar à realidade cruel que é viver sem seus filhos.

Palavras-chave : Tragédia da boate Kiss; Santa Maria; Terapia de família; Luto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License