SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Luto em Santa Maria: estudo da tragédia sob um olhar sistêmicoAspectos relacionados à adoção na percepção de acadêmicos de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

HANNUM, Juliana de Souza Santos; MIRANDA, Fábio Jesus; SALVADOR, Izadora de Freitas  e  CRUZ, Aparecido Divino da. Impacto do diagnóstico nas famílias de pessoas com Síndrome de Down: revisão da literatura. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 121-136. ISSN 1679-494X.

Este artigo tem como objetivo avaliar a produção bibliográfica constituída por relatos de pesquisa indexados na base de dados CAPES e SCOPUS, no período de 2006 a 2016, sobre o tema impacto do diagnóstico e estratégias de enfrentamento em famílias de pessoas com Síndrome de Down. Essa revisão propõe verificar a influência deste impacto e as estratégias de enfrentamento parental como fatores que afetam os cuidadores diretos e contribuem para a ocorrência de alterações na dinâmica familiar. Os achados da pesquisa foram classificados de acordo com o tema investigado. Pode-se concluir que os pais, sem exceção, sofrem impacto do diagnóstico do filho SD e são acometidos por um processo de sofrimento agudo.

Palavras-chave : Síndrome de Down; Família; Enfrentamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License