SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Impacto do diagnóstico nas famílias de pessoas com Síndrome de Down: revisão da literaturaViolência doméstica e rompimento conjugal: repercussões do litígio na família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

CORREIA, Paula Marianne Cararo; SILVA, Vanessa da  e  GLIDDEN, Rosina Forteski. Aspectos relacionados à adoção na percepção de acadêmicos de psicologia. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 137-153. ISSN 1679-494X.

A adoção constitui-se em um modo de devolver à criança ou ao adolescente a oportunidade de se desenvolver em um ambiente de convivência familiar. Foi objetivo deste artigo investigar aspectos relacionados à adoção na percepção de acadêmicos de Psicologia. Participaram 47 acadêmicos do curso de Psicologia de uma faculdade do norte de Santa Catarina, com idade média de 27,35 anos. Foi utilizado um questionário semiestruturado para coleta de dados e feita a análise semântica das respostas qualitativas e geradas medidas descritivas e o teste t de Student para as variáveis quantitativas. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes, caso pretendesse à adoção, não teria perfil preestabelecido em relação ao adotado. Os participantes também associaram adoção, em primeiro lugar, à oportunidade de dar amor ao adotado e, em relação aos níveis de concordância com mitos e preconceitos, não se observou diferença estatística entre os alunos iniciantes e concluintes.

Palavras-chave : Adoção; Famílias adotantes; Parentalidade; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License