SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Aspectos relacionados à adoção na percepção de acadêmicos de psicologiaConceitualização cognitiva para casais: um modelo didático para formulação de casos em terapia conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

FRANCO, Débora Augusto; MAGALHAES, Andrea Seixas  e  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Violência doméstica e rompimento conjugal: repercussões do litígio na família. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 154-171. ISSN 1679-494X.

O objetivo deste estudo é investigar a violência doméstica associada ao rompimento conjugal. Foram entrevistados 12 sujeitos, 10 homens e duas mulheres, recrutados diretamente em comunidades virtuais do Facebook que atuam como grupos de apoio para pais que lutam na justiça para obter a guarda compartilhada dos filhos. Os participantes relataram dificuldades de manutenção dos laços parentais após o rompimento da relação conjugal, associadas à violência doméstica vivenciada após a decisão de separação conjugal. Dentre os principais tipos de violência relatados, ressalta-se a violência física, a sexual e a psicológica. Conclui-se que a compreensão do fenômeno da violência associada ao rompimento conjugal pode contribuir para a proteção psicológica dos filhos e para a desconstrução de modelos de violência familiar.

Palavras-chave : Família; Conflitos conjugais; Violência de gênero; Violência doméstica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License