SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Cognitive conceptualization for couples: a didactic model for formulating cases in marital therapyJoint custody experience from the perspective of different family members author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

SEHN, Amanda Schöffel; PORTA, Daniele Dalla  and  SIQUEIRA, Aline Cardoso. O envolvimento do adolescente em semiliberdade com o ato infracional sob a perspectiva ecológica. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 187-203. ISSN 1679-494X.

Este artigo teve como objetivo investigar o contexto ecológico e o envolvimento com a infração de adolescentes que cumpriam medida socioeducativa em semiliberdade. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 21 adolescentes do sexo masculino, com idade entre 15 e 20 anos, que cumpriam medida socioeducativa em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Análise de conteúdo qualitativa evidenciou estratégias empobrecidas dos adolescentes para resolução de conflitos, bem como fragilidades no micro e exossistema. Destaca-se a ausência de relações saudáveis e estáveis em diversos âmbitos e a exposição a situações de risco desde a infância. Assim, o contexto ecológico que poderia se constituir em fator de proteção é atravessado por fatores de risco, permeando o envolvimento com o ato infracional. Atenta-se para a importância de garantir a eficácia de políticas públicas voltadas para a promoção do desenvolvimento saudável dos adolescentes.

Keywords : Adolescência; Adolescente em conflito com a lei; Relações interpessoais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License