SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Conceitualização cognitiva para casais: um modelo didático para formulação de casos em terapia conjugalA experiência da guarda compartilhada na perspectiva de diferentes membros da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SEHN, Amanda Schöffel; PORTA, Daniele Dalla  e  SIQUEIRA, Aline Cardoso. O envolvimento do adolescente em semiliberdade com o ato infracional sob a perspectiva ecológica. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 187-203. ISSN 1679-494X.

Este artigo teve como objetivo investigar o contexto ecológico e o envolvimento com a infração de adolescentes que cumpriam medida socioeducativa em semiliberdade. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 21 adolescentes do sexo masculino, com idade entre 15 e 20 anos, que cumpriam medida socioeducativa em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Análise de conteúdo qualitativa evidenciou estratégias empobrecidas dos adolescentes para resolução de conflitos, bem como fragilidades no micro e exossistema. Destaca-se a ausência de relações saudáveis e estáveis em diversos âmbitos e a exposição a situações de risco desde a infância. Assim, o contexto ecológico que poderia se constituir em fator de proteção é atravessado por fatores de risco, permeando o envolvimento com o ato infracional. Atenta-se para a importância de garantir a eficácia de políticas públicas voltadas para a promoção do desenvolvimento saudável dos adolescentes.

Palavras-chave : Adolescência; Adolescente em conflito com a lei; Relações interpessoais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License