SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The involvement of the adolescents in socio-educative measure with antisocial behavior from the ecological approachSocial support network of families with children institutionally accepted: multiple study of case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

RESMINI, Gabriela de Faria  and  FRIZZO, Giana Bitencourt. A experiência da guarda compartilhada na perspectiva de diferentes membros da família. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 204-218. ISSN 1679-494X.

A guarda compartilhada é recente na legislação brasileira e prevê direitos e deveres iguais entre a díade parental e equilíbrio nas decisões. Em função da necessidade de ajustes na família após a separação, este estudo teve como objetivo investigar a experiência de diferentes membros da família com a guarda compartilhada. Realizou-se entrevistas individuais com cinco membros de três diferentes famílias. Os dados foram analisados qualitativamente através da perspectiva de casos múltiplos em forma de narrativa atentando-se às particularidades e semelhanças. Os resultados demonstraram que a maioria dos entrevistados avaliou positivamente sua experiência com a guarda compartilhada, pela flexibilidade dos horários de convivência e pela possibilidade de maior envolvimento paterno. Em apenas uma das famílias, o conflito existente dificultou o compartilhamento da guarda. Discutiu-se que o uso de mensagens e e-mails para combinações sobre os filhos poderia ser uma estratégia dos genitores para manter uma "distância segura" e evitar conflitos.

Keywords : Guarda compartilhada; Divórcio; Separação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License