SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O envolvimento do adolescente em semiliberdade com o ato infracional sob a perspectiva ecológicaRedes de apoio social de famílias com crianças acolhidas institucionalmente: estudo de caso múltiplo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

RESMINI, Gabriela de Faria  y  FRIZZO, Giana Bitencourt. A experiência da guarda compartilhada na perspectiva de diferentes membros da família. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 204-218. ISSN 1679-494X.

A guarda compartilhada é recente na legislação brasileira e prevê direitos e deveres iguais entre a díade parental e equilíbrio nas decisões. Em função da necessidade de ajustes na família após a separação, este estudo teve como objetivo investigar a experiência de diferentes membros da família com a guarda compartilhada. Realizou-se entrevistas individuais com cinco membros de três diferentes famílias. Os dados foram analisados qualitativamente através da perspectiva de casos múltiplos em forma de narrativa atentando-se às particularidades e semelhanças. Os resultados demonstraram que a maioria dos entrevistados avaliou positivamente sua experiência com a guarda compartilhada, pela flexibilidade dos horários de convivência e pela possibilidade de maior envolvimento paterno. Em apenas uma das famílias, o conflito existente dificultou o compartilhamento da guarda. Discutiu-se que o uso de mensagens e e-mails para combinações sobre os filhos poderia ser uma estratégia dos genitores para manter uma "distância segura" e evitar conflitos.

Palabras clave : Guarda compartilhada; Divórcio; Separação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License