SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Joint custody experience from the perspective of different family members author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

BARROSO, Paula Oliveira; PEDROSO, Janari da Silva  and  CRUZ, Edson Júnior Silva da. Redes de apoio social de famílias com crianças acolhidas institucionalmente: estudo de caso múltiplo. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 219-234. ISSN 1679-494X.

Esta pesquisa investigou a rede de apoio social de famílias com crianças institucionalizadas a partir de dois estudos de caso, um com uma mãe e outro com uma avó que tinham, respectivamente, sua filha e neto em acolhimento institucional. Com a utilização de diário de campo, análise de documentos, entrevista semiestruturada e o Mapa dos Cinco Campos pode-se formular os resultados, que indicaram incipientes práticas de cuidado na construção das redes das participantes, em que tanto o número de elos quanto à qualidade entre eles era escasso e sem alguma figura de referência. Os resultados mostraram que a família é o principal apoio percebido pelas participantes e ao mesmo tempo é onde mais se tem conflitos. Concluiu-se que poucas pessoas faziam parte da rede de apoio social dessas famílias, o que contribuiu para a situação de vulnerabilidade.

Keywords : Rede de apoio social; Família; Criança; Acolhimento institucional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License