SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A experiência da guarda compartilhada na perspectiva de diferentes membros da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BARROSO, Paula Oliveira; PEDROSO, Janari da Silva  e  CRUZ, Edson Júnior Silva da. Redes de apoio social de famílias com crianças acolhidas institucionalmente: estudo de caso múltiplo. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp. 219-234. ISSN 1679-494X.

Esta pesquisa investigou a rede de apoio social de famílias com crianças institucionalizadas a partir de dois estudos de caso, um com uma mãe e outro com uma avó que tinham, respectivamente, sua filha e neto em acolhimento institucional. Com a utilização de diário de campo, análise de documentos, entrevista semiestruturada e o Mapa dos Cinco Campos pode-se formular os resultados, que indicaram incipientes práticas de cuidado na construção das redes das participantes, em que tanto o número de elos quanto à qualidade entre eles era escasso e sem alguma figura de referência. Os resultados mostraram que a família é o principal apoio percebido pelas participantes e ao mesmo tempo é onde mais se tem conflitos. Concluiu-se que poucas pessoas faziam parte da rede de apoio social dessas famílias, o que contribuiu para a situação de vulnerabilidade.

Palavras-chave : Rede de apoio social; Família; Criança; Acolhimento institucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License