SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Infidelidade na perspectiva de homens e mulheresA formação do casal conjugal: um enfoque psicanalítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SCHUSSLER, Cristina  e  LOMANDO, Eduardo. Negociação sexual conjugal. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 19-33. ISSN 1679-494X.

Com base na proposição inédita do conceito de Negociação Sexual Conjugal (NSC), uma comunicação conjugal alternativa à monogamia compulsória sobre a sexualidade singular, o objetivo deste artigo é descrever e testar a associação entre a NSC e a incidência de infidelidade conjugal. A pesquisa é de natureza quantitativa, de caráter exploratório e de associação, com a utilização do método survey online. Participaram desta 537 pessoas que estavam ou estiveram num relacionamento no momento da pesquisa. Sentir desejos por outras pessoas além do(a) parceiro(a) foi associado com infidelidade, ao passo que expressá-los ao(a) parceiro(a) e negociá-los no relacionamento não foram associados à infidelidade. Ser mulher, casada e heterossexual foram aspectos associados a não sentir desejos por outras pessoas e não os revelar quando sentidos. Ser homem e não heterossexual foi associado a revelar desejos sexuais ao parceiro. Os cinco processos sugeridos da NSC (percepção, exposição, negociação, ações e impacto) mostram-se possíveis de serem vividos.

Palavras-chave : Sexualidade; Infidelidade; Negociação; Conflito conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License