SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1The formation of married couple: a psychoanalytic approachMaternal feelings concerning child development at eight months old author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

MANENTE, Milena Valelongo. Casamento de longa duração à luz da terapia sistêmica familiar: um levantamento da produção contemporânea. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 47-57. ISSN 1679-494X.

Realizada uma revisão de literatura envolvendo a Terapia Familiar Sistêmica e o trabalho com casais e as estruturas que caracterizam um casamento de longa duração. Considerando que um relacionamento saudável e estável é marcado pela presença de uma identidade conjugal permeada pelas trocas afetivas e fidelidades. O propósito desta revisão é levantar o nível de interesse dos pesquisadores nacionais e latinoamericamos sobre o tema casal longevo, verificando ainda, como o tema é discutido na perspectiva sistêmica familiar. Trata-se de uma contribuição da terapia sistêmica para os estudos da família contemporânea, especificamente, o subsistema conjugal e as interações em casamentos de longa duração. Dentre as poucas publicações encontradas há uma tendência em partir do conflito conjugal para ter acesso aos casais longevos. O amor e o respeito pela individualidade do parceiro foram decisivos na manutenção da conjugalidade de longa duração.

Keywords : Casamento; Casamento de longa duração; Teoria familiar sistêmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License