SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Casamento de longa duração à luz da terapia sistêmica familiar: um levantamento da produção contemporâneaInfluência da chegada do bebê na relação conjugal no contexto de depressão pós-parto: perspectiva materna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

FROELICH, Tatiane Cristine  e  SEHN, Amanda Schöffel. Sentimentos maternos frente ao desenvolvimento do bebê aos oito meses. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 58-72. ISSN 1679-494X.

Este estudo teve como objetivo investigar os sentimentos maternos frente ao desenvolvimento infantil aos oito meses do bebê. Participaram 28 mães primíparas, no momento em que seus bebês estavam com oito meses. As mães responderam uma entrevista sobre a maternidade e sobre o desenvolvimento do bebê. Análise de conteúdo qualitativa evidenciou aquisições motoras, intelectuais/cognitivas, de linguagem e socioemocionais. Houve relato materno de surpresa e admiração diante das conquistas dos filhos, assim como estiveram presentes sentimentos de cansaço. Também foi referida maior autonomia do bebê, o que permitia movimentos de afastamento e aproximação da mãe, suscitando novas exigências de cuidado. Em síntese, os dados sugerem a intensidade dos sentimentos vividos pelas mães diante das novas conquistas do bebê. Ainda, identificou-se a necessidade de espaços de escuta às mães, para que tais sentimentos possam ser compartilhados e reconhecidos como parte da maternidade.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; Maternidade; Relação mãe-criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License