SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Maternal feelings concerning child development at eight months oldPaternal involvement in child care during the first year author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

PEDROTTI, Bruna Gabriella  and  FRIZZO, Giana Bitencourt. Influência da chegada do bebê na relação conjugal no contexto de depressão pós-parto: perspectiva materna. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 73-88. ISSN 1679-494X.

O presente estudo investigou a perspectiva materna sobre a influência da chegada do bebê na relação conjugal, no contexto de depressão pós-parto. Participou deste estudo uma mãe, de 38 anos, cuja família era composta pelo marido, de 33 anos, pela filha, de dois anos e meio e pelo filho, de 10 meses. A análise das entrevistas contemplou quatro conceitos: poder e igualdade, adaptabilidade, coesão e processos comunicativos. Observaram-se dificuldades como desequilíbrio de poder na relação (principalmente no que se refere à divisão de tarefas pelo casal), dificuldades de adaptação do casal às novas demandas, impacto negativo na comunicação e expressão de afetos e sentimentos, além de estratégias disfuncionais de resolução de problemas. Os resultados deste estudo corroboram os achados da literatura, que caracterizam esta transição do ciclo vital como um momento de crise familiar e conjugal, que é agravado pelo contexto de depressão materna.

Keywords : Conjugalidade; Relações conjugais; Depressão pós-parto; Parentalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License