SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Sentimentos maternos frente ao desenvolvimento do bebê aos oito mesesParticipação paterna no cuidado durante o primeiro ano de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

PEDROTTI, Bruna Gabriella  e  FRIZZO, Giana Bitencourt. Influência da chegada do bebê na relação conjugal no contexto de depressão pós-parto: perspectiva materna. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 73-88. ISSN 1679-494X.

O presente estudo investigou a perspectiva materna sobre a influência da chegada do bebê na relação conjugal, no contexto de depressão pós-parto. Participou deste estudo uma mãe, de 38 anos, cuja família era composta pelo marido, de 33 anos, pela filha, de dois anos e meio e pelo filho, de 10 meses. A análise das entrevistas contemplou quatro conceitos: poder e igualdade, adaptabilidade, coesão e processos comunicativos. Observaram-se dificuldades como desequilíbrio de poder na relação (principalmente no que se refere à divisão de tarefas pelo casal), dificuldades de adaptação do casal às novas demandas, impacto negativo na comunicação e expressão de afetos e sentimentos, além de estratégias disfuncionais de resolução de problemas. Os resultados deste estudo corroboram os achados da literatura, que caracterizam esta transição do ciclo vital como um momento de crise familiar e conjugal, que é agravado pelo contexto de depressão materna.

Palavras-chave : Conjugalidade; Relações conjugais; Depressão pós-parto; Parentalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License