SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Influência da chegada do bebê na relação conjugal no contexto de depressão pós-parto: perspectiva maternaO exercício da parentalidade após a dissolução conjugal: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BUSTAMANTE, Vania. Participação paterna no cuidado durante o primeiro ano de vida. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 89-104. ISSN 1679-494X.

Realizou-se um estudo com o objetivo de compreender como se dá a participação paterna no cuidado durante o primeiro ano de vida em famílias de um bairro de baixa renda atendido pelo Programa de Saúde da Família. O cuidado infantil é compreendido desde uma teoria geral que integra: gênero, construção de projetos de pessoa e horizontes para as práticas de saúde. Utilizou-se o método Bick de observação da relação mãe-bebê em visitas semanais a duas famílias durante 12 meses. Encontrou-se permanências nas relações de gênero expressas em escassa participação paterna no cuidado e no trabalho doméstico, que coexiste com uma maior presença dos homens na relação com serviços de saúde, especialmente quando se trata de demandas que envolvem contato com espaços públicos como consultas médicas e compra de medicamentos. Em paralelo, os pais demonstram intenso afeto pelos filhos e, na construção social da pessoa, dão ênfase à autonomia do bebê desde a gestação. Destaca-se a necessidade de fortalecer práticas que incluam aos homens propiciando bem-estar na diversidade familiar.

Palavras-chave : Cuidado; Paternidade; Bebês; Gênero; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License