SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Participação paterna no cuidado durante o primeiro ano de vidaO divórcio e o recasamento dos pais na percepção dos filhos adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SILVA, Liniker Douglas Lopes da; CHAPADEIRO, Cibele Alves  e  ASSUMPCAO, Marina Cunha. O exercício da parentalidade após a dissolução conjugal: uma revisão integrativa. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 105-120. ISSN 1679-494X.

O objetivo desta revisão integrativa foi conhecer o que os estudos acadêmicos no período de 2008 a 2018 têm discutido acerca de como ocorre o exercício da parentalidade, após um processo de divórcio e/ou dissolução conjugal. Foram utilizadas as bases LILACS, SciELO, MEDLINE e PsycINFO. Os descritores elencados foram: divórcio, poder parental, parentalidade, autoridade parental, deveres e direitos dos pais, maternidade, paternalidade, conflito familiar, educação infantil, relações familiares, dinâmica familiar, família e relações pais-filho.  Após a realização das buscas (N= 9982), procedeu-se com a exclusão de estudos por repetição (N=4922), título (N=4715) e resumo (N=210). Os artigos remanescentes (N=35) foram lidos na íntegra e 14 foram recuperados e compõem esta revisão. Os estudos apontam que a construção da parentalidade após a dissolução conjugal sofre influência de estereótipos masculinos e femininos e, também, dos resquícios dos conflitos conjugais. Ressalta-se a importância de estudos na área, principalmente, acerca da percepção dos filhos.

Palavras-chave : Divórcio; Parentalidade; Relações familiares; Família; Relações pais-filho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License