SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1O exercício da parentalidade após a dissolução conjugal: uma revisão integrativaCaracterísticas de personalidade de agressores conjugais: um estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

VIEIRA, Luciane; NEUMANN, Angélica Paula  e  ZORDAN, Eliana Piccoli. O divórcio e o recasamento dos pais na percepção dos filhos adolescentes. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 121-136. ISSN 1679-494X.

Este estudo objetivou compreender a percepção de cinco adolescentes, com 13 a 19 anos, sobre o divórcio e o recasamento dos seus pais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, submetidas posteriormente à Análise de Conteúdo. Identificaram-se cinco categorias. Encontrou-se que tanto a vivência do divórcio quanto do recasamento dos pais traz aos filhos a possibilidade de uma nova vivência familiar, que pode ser mais afetiva e segura do que a relação que havia entre a família primária. No entanto, não se pode subestimar o sofrimento que estes eventos podem gerar nos filhos, especialmente quando estes não se adaptam às novas mudanças e papeis familiares. Observou-se um distanciamento entre os participantes e a figura paterna, ficando a mãe responsável não apenas pelos cuidados básicos e afetivos próprios da relação mãe-filhos, mas também por intermediar as relações que se estabelecem entre os filhos e os padrastos e entre os filhos e os pais.

Palavras-chave : Divórcio; Adolescência; Relações familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License