SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Divorce and remarriage of their parentes according to adolescents perceptionCoping strategies of women victim of domestic violence: a review of Brazilian literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

STENZEL, Gabriela Quadros de Lima. Características de personalidade de agressores conjugais: um estudo qualitativo. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 137-152. ISSN 1679-494X.

A agressão cometida pelos parceiros conjugais configura-se como o tipo de violência mais comum na vida das mulheres. No entanto, pesquisas sobre o entendimento do funcionamento psicológico e do comportamento do agressor conjugal são escassas. O presente estudo teve como objetivo conhecer as características de personalidade de agressores conjugais por meio do Método de Rorschach. Os três participantes, maiores de 18 anos de idade, detidos no Presídio Central de Porto Alegre por meio da Lei Maria da Penha, responderam aos seguintes instrumentos: Ficha de Dados Pessoais e Sociodemográficos, Entrevista MINI e Método de Rorschach. Apenas um dos participantes apresentou sintomas psicopatológicos e constatou-se que a capacidade de controle e tolerância ao estresse se mostra como uma variável importante a ser considerada quando se pensa em medidas de prevenção e intervenção com agressores conjugais.

Keywords : Agressores conjugais; Personalidade; Método de Rorschach.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License