SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Characteristics of personality of marital aggressors: a qualitative studyFiliation in the remarrige context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

SOUZA, Marjane Bernardy  and  SILVA, Maria Fernanda Silva da. Estratégias de enfrentamento de mulheres vítimas de violência doméstica: uma revisão da literatura brasileira. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 153-166. ISSN 1679-494X.

Este estudo objetivou analisar as publicações nacionais entre 2012 a agosto de 2016 sobre estratégias de enfrentamento utilizadas por mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica. Utilizou-se a base de dados SciELO Brasil - Scientific Electronic Library Online e PePSIC - Periódicos Eletrônicos em Psicologia. Foram recuperados 35 artigos e realizada a leitura do resumo destes com preenchimento de uma ficha de avaliação que considerou os seguintes critérios para inclusão: a) artigo empírico; b) que apresentem a utilização de instrumentos para coleta de dados c) que indiquem estratégias de enfrentamento utilizadas por mulheres que sofreram violência doméstica, sendo 11 lidos na íntegra. Os estudos utilizaram da entrevista como instrumento, consideraram as vítimas como sujeitos avaliativos e quatro artigos envolveram os profissionais da saúde. A pesquisa evidenciou que as vítimas que acionaram inicialmente os recursos individuais como estratégia de enfrentamento procuraram redes de apoio para romper com o ciclo de violência.

Keywords : Enfrentamento; Mulheres; Violência doméstica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License